sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Lalelia rubescens

A Laelia rubescens é uma espécie de pequeno/médio porte, fácil de acomodar e de cultivar. Apresenta pseudobulbos ovoides, curtos  e algo enrugados, geralmente com uma única folha apical, coriácea e de forma ovalada lanceolada. As suas inflorescências são longas e compostas por diversas flores levemente rosadas e perfumadas.

Família: Orchidaceae         Género: Laelia        Espécie: rubescens

Habitat natural: É uma espécie que se desenvolve de forma epífita, raramente como litófila, em vários países da América Central:  México, Honduras, Nicarágua, Guatemala, Belize, El Salvador, Costa Rica. Habita em regiões florestais decíduas, sobre as árvores, em locais secos e expostos ao sol  e bem ventilados, desde o nível do mar até aos 1700 metros de altitude.




Cultivo: Está todo o ano na estufa temperada quente, em local com excelente luminosidade e bem ventilado.
É cultivada montada numa pequena placa de madeira. Rego com alguma frequência durante as estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente as regas na segunda metade do Outono e no Inverno. Se o tempo for algo frio e chuvoso deve mesmo suspender-se qualquer tipo de rega.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, aplicando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. A partir de meados do Outono e Inverno suspendo as fertilizações. 

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários: