segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Phragmipedium richteri

O Phragmipedium richteri é tido como um híbrido natural entre o Phragmipedium pearcei e o Phragmipedium boissierianum, sendo aceite como uma espécie pela World Checklist of Selected Plant Families (WCSP)-KEW. É uma espécie belíssima, sendo uma planta de médio porte, relativamente fácil de cultivar em ambientes temperados.

Famíla: Orchidaceae        Género: Phragmipedium       Espécie: richteri

Habitat natural: É uma planta terrestre, de habitats com muita humidade, de média altitude, de algumas florestas do Peru.




Cultivo: Tal como em quase todas as espécies deste género, o substrato deve ter a capacidade de reter bastante humidade, sem contudo encharcar. Utilizo uma mistura de casca de pinheiro fina e média, entre um a dois centímetros de granulometria (65%), argila expandida (20%) e perlite (15%). As percentagens são meramente informativas e podem ser ajustadas de acordo com o critério de cada um. 
Rego de forma a manter o substrato sempre bem húmido, o ano todo, ajustando as regas às necessidades de cada estação.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada por cada litro de água). Podem, contudo, ser utilizados outros fertilizantes, desde que bem balanceados e sempre em doses reduzidas. No Inverno suspendo as fertilizações.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

http://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

2 comentários:

  1. Parabéns pela planta Américo; uma floração incrível (bonita de ser ver). Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Fico muito satisfeito por ter gostado desta magnífica espécie. Abraço.

      Eliminar