terça-feira, 4 de julho de 2017

Promenaea xanthina

A Promenaea xanthina é uma planta de  porte reduzido, com pequenos pseudobulbos ovalados (com cerca de 2,5 cm) e folhas ovaladas lanceoladas, de cor verde acinzentada. Na Primavera e ou Verão, apresenta belíssimas inflorescências, quase sempre compostas por 1 a 2 flores, amarelo intenso,  levemente maculadas de vermelho e ligeiramente perfumadas.

Família: Orchidaceae       Género: Promenaea        Espécie: xanthina

Habitat natural: Espécie epífita, proveniente do Sul do Brasil. Desenvolve-se em zonas montanhosas, acima dos 1700 metros de altitude, em zonas abrigadas das florestas.




Cultivo: Esta minha planta é cultivada todo o ano na estufa fria, onde as temperaturas descem, por vezes, até muito perto do zero graus. O ambiente é sombreado, vem ventilado e com elevado grau de humidade.
Utilizo um pequeno vaso com cerca de 8 cm de diâmetro e um substrato composto por casca de pinheiro média, argila expandida e perlite. Este deve garantir uma excelente capacidade de drenagem.
Rego frequentemente na época de desenvolvimento da planta, de forma a manter o substrato sempre húmido. No Inverno reduzo drasticamente as regas, proporcionando mesmo um período de repouso de cerca de um mês.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas, aplicando apenas metade da dose indicada para cada litro de água. Durante todo o Inverno suspendo as fertilizações.

 https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. É uma bela orquídea, não somente as flores, mas toda a sua estrutura amplamente visível (pseudobulbos e folhas). Abraço.

    ResponderEliminar
  2. What a beautiful orchid with special blooms, thank you for showing it

    ResponderEliminar