quinta-feira, 8 de junho de 2017

Cattleya kettieana

A Cattleya kettieana é uma encantadora miniatura, cujo dimensão total não ultrapassa os 6 a 8 cm. É uma planta composta por pequenos pseudobulbos piriformes, de cerca de 2 cm, encimados por uma folha coriácea, lanceolada e de cor avermelhada, com  5 a 6 cm de comprimento e 1 cm de largura. A haste floral sobressai acima da planta, podendo comportar de 1 a 5 flores, de 3 a 4 cm, belamente  colorida de tons suaves.

Família: Orchidaceae           Género: Cattleya          Espécie: kettieana




Habitat natural: Espécie litófila, que cresce sobre as fendas da rochas, em espaços abertos e de altitudes elevadas, que podem oscilar entre 1500 e os 2000 metros. Estes habitats de montanha têm verões quentes e húmidos e invernos frios e secos. É mais uma do grupo das rupícolas, nativa no Estado de Minas Gerais, no Brasil.

Cultivo: É cultivada num vaso com cerca de 8 cm de diâmetro, em substrato composto maioritariamente por pedaços de granito azul (30 a 40%), pedaços de pedra com elevada percentagem de ferro (20% a 30 %), argila expandida (10 a 20%) e casca de pinheiro (10 a 20%). O tamanho dos pedaços de todos os componentes do substrato devem rondar os 2 a 3 cm.
O ambiente de cultivo é temperado, podendo também ser frio, bem arejado, com excelente luminosidade, devendo mesmo apanhar algum  sol direto durante uma parte do dia. Este tem ainda um elevado grau de humidade nas estações mais quentes do ano. No Inverno requer um prolongado período de repouso, com ambiente frio e seco.
Deve-se respeitar um curto período de seca entre regas e no Inverno suspendê-las quase totalmente.
Aplico fertilizações com o Akerne Rain Mix, em doses de baixa concentração, duas vezes por semana, suspendendo estas durante todo o Inverno.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Muito incrível! Aqui costuma-se vê-las identificadas com Leelias! São muito belas! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, para mim, esta é mais uma das preciosidades vindas o Brasil. Embora ainda haja quem as denomine como Laelia, as mais recentes alterações taxonómicas, baseadas em estudos de ADN, integraram todas estas espécies no género Cattleya, à exceção das Laelia nativas do México e América Central.
      Grande abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pelas informações, Américo! Abraço!

      Eliminar
    3. Obrigado Jalo! É sempre um prazer compartilhar! Abraço!

      Eliminar